Não há dúvida de que o brasileiro é uma nação que ama o consumo. Sabendo disso, não é surpresa dizer que a Black Friday é um dos dias mais importantes para as empresas no país, exceto o natal. Portanto, devemos aproveitar a data para fazer boas compras. Para ajudá-lo a se preparar para a Black Friday 2021, falaremos nesse artigo sobre dicas de compras.
Contudo, a iniciativa da Black Friday começou no Estados Unidos em 1960 e só chegou no Brasil anos depois em 2010. Então, desde daí a popularidade só vem aumentando devido as promoções e condições especiais dos produtos que geralmente são de alto custo, dando as pessoas o poder de compra.
A Black Friday deste ano ocorrerá em 26 de novembro, o que significa que faltam poucos dias para o evento. Então, você está pronto?? Já sabe o que comprar? A seguir, forneceremos boas dicas para evitar cair em golpes e economizar mais com os produtos de seu interesse.
A Black Friday está marcada para 26 de novembro
A Black Friday acontece no final de novembro de cada ano. No entanto, essa data tem sido amplamente discutida por alguns empresários porque afetará as vendas de Natal e ocorre antes do prazo para o primeiro pagamento do 13º salário em nosso país. Contudo, mesmo em 2017, algumas pessoas apoiaram o adiamento da data para setembro, mas acabou não dando certo.
Portanto, foi acordado que todo ano a Black Friday será realizada na sexta-feira após o Dia de Ação de Graças nos Estados Unidos, e o Dia de Ação de Graças é sempre realizado na quarta sexta-feira de novembro. Este ano, a Black Friday do Brasil está programada para ocorrer no dia 26 de novembro.
Como funciona a Black Friday?
Em primeiro lugar, lembre-se que no Brasil, a Black Friday tem data marcada, mas o evento não ocorre apenas naquela sexta-feira decisiva. No entanto, algumas das lojas mais ousadas oferecem vários descontos e promoções que duram uma semana, chamado de Black Week.
Aproveitar as promoções da Black Friday é seguro?
Sim, mas seja cauteloso. Quem está acostumado a comprar na internet sabe que é preciso ter cuidado ao fornecer os dados pessoais, por isso é preciso pensar bem antes de comprar produtos com preços irresistíveis. Isso porque, segundo pesquisa realizada pela ACI Worldwide, pelo menos 33% dos brasileiros admitiram ter sido vítimas de fraude online em cartões de débitos, pré-pagos e crédito.
Portanto, observe e só compre em sites com protocolos seguros (HTTPS), evite pagamentos de boleto, pesquise a reputação da loja, verifique se a mesma possui o selo da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico e, claro, faça uma boa pesquisa de preços em sites de comparação.
Aplicativos para ajudar a economizar na Black Friday
Agora que você sabe como fazer compras online seguras com cuidado, apresentaremos a você aplicativos e sites que podem ajudá-lo a economizar muito dinheiro e até mesmo obter um reembolso no momento da compra.
Controle financeiro
- GuiaBolso: Todo o financeiro é concentrado em um único aplicativo, e ainda tem soluções personalidades;
- Mobills: É possível cadastrar as despesas mensais e controlar o cartão de crédito e colocar metas no dinheiro;
- Organizze: Esse aplicativo possui funções gratuitas e pagas personalizadas além de o usuário poder controlar os gastos com um gráfico.
Aplicativos para economizar nas compras
- Pelando: Semelhante a uma rede social, onde os usuários compartilham cupons e promoções com outras pessoas. Além disso, é possível comentar no produto se vale a pena ou não;
- Zoom: Compara preços e custos benefícios de diversos produtos;
- Cuponeria: Possível encontrar cupons para usar em diversos sites e produtos;
- Buscapé: Possível comparar em tempo real diversos produtos de várias lojas e ainda mostra o histórico de preço dos últimos meses.