A partir desse mês o Banco Central implementou uma função para simplificar o reembolso de valores de transferência devido a fraudes ou até erros por parte das empresas bancarias.
Ou seja, o BC aprovou o mecanismo de recompensa especial em resolução emitida em junho, que também deu tempo para as empresas se adaptarem.
Além disso, o presidente do BC, Roberto Campos, contou que estão trabalhando no sistema Pix para pagamentos instantâneos.
Contudo, o executivo afirmou que também será possível ampliar os pagamentos a outros países no médio prazo.
De acordo com Mauricio Moura diretor de relações, também pretende fazer pagamentos por aproximações.
Até outubro de 2021, 7 bilhões de transações foram concluídas, 104,4 milhões de usuários foram concluídos e novos recursos no futuro foram planejados, incluindo a possibilidade de fazer pagamentos mesmo sem conexão com a internet e operações internacionais.
Novo mecanismo de reembolso antifraudes
Antes da implementação, quando ocorria uma fraude ou falha no processo de transação do Pix, as instituições financeiras relevantes tinham que usar procedimentos bilaterais para reembolsar os fundos relevantes.
Mas, segundo o BC, isso provocou uma desaceleração do processo, o que por sua vez gerou atrasos na análise e resolução do caso.
Agora, as regras de devolução de valores pelo Pix foram padronizadas por meio de um mecanismo especial de devolução, que deve simplificar o procedimento para vítimas de erros ou furtos.
Contudo, o novo mecanismo antifraude do Pix visa solucionar um problema que surge ao se utilizar essa ferramenta: a aplicação da fraude por meio da engenharia social.
Para todos os tipos de usuários de pagamento, existe uma solução: golpes de pequenos empreendedores a pessoas comuns.
O Pix terá opção de pagamento por aproximação
Portanto, assim como os cartões de crédito têm opções de aproximar, o PIX também terá uma função de valor aproximado no futuro.
Bastará aproximar o celular e pagar com PIX.
Espera-se que haja outros desenvolvimentos no futuro, como a possibilidade de realizar negócios sem conexão à internet.
Contudo, no final deste mês entram em vigor PIX Saque e PIX Troco.
Todavia, até o final deste ano, o BC ainda planeja implementar algumas melhorias e mais mecanismos de segurança para evitar um golpe.
Então, as novidades incluem cobranças por vencimento, que permitem definir prazos de recebimento de dívidas e propostas de convênios, que obrigam as instituições a permitirem que as pessoas façam pagamentos por meio do Pix.
No mundo, apenas a Suécia e Dinamarca têm a alternativa de transações por sistema de pagamento instantâneo semelhante do Brasil.
Em suma, a taxa de adoção do Pix é a mais rápida do mundo.
O BC não tinha nenhuma meta traçada pelo lançamento do Pix, mas o sistema no Brasil superou o número de transações do Chile, que é o país que mais adotou a ferramenta.