Uma maneira segura e simplificada para quitação de dívidas. Conheça!
Os últimos meses do ano são geralmente acompanhados de despesas não contabilizadas.
Afinal, há compras na Black Friday, presentes de Natal, jantares, viagens de fim de ano, feriados e festas.
Segundo levantamento da Federação Nacional das Empresas de Bens, Serviços e Turismo (CNC), de 10 brasileiros 7 estão com endividamento.
Nesse caso, o consumidor pode adotar uma série de atitudes: reestruturar suas finanças, cortar despesas, buscar dívidas mais baixas, como garantias ou empréstimos com desconto no salário e até buscar seguro de crédito.
Veja a seguir como usar o seguro prestamista nesse período de final e ano.
O que seguro prestamista?
O seguro prestamista é um seguro utilizado para garantir o pagamento de dívidas ao segurado.
Essa dívida pode variar de cartões de crédito e financiamento de veículos ou imóveis a empréstimos com dedução de salários, consórcios ou folhetos de lojas.
Golpes do PIX: Após diversas fraudes, bancos criam seguros para os clientes. Entenda!
Funciona da mesma forma que os demais seguros e garante o pagamento dos prêmios em caso de demissão involuntária, invalidez ou morte.
No entanto, o único diferencial é que essa categoria de serviço, apenas as empresas são credoras. O
u seja, caso a indenização for maior que o valor total da dívida, o valor restante será depositado para o cliente e o segurado será indicado.
Portanto, funciona assim, caso o cliente tenha contratado um seguro de R$20 mil e a divida for R$10 mil, se houver o sinistro, a conta será paga por total e o que sobrar irá virar uma indenização ao contratante que foi indicado na apólice.
Como contratar esse tipo de seguro?
Primeiramente, para contratar esse seguro, é preciso haver uma solicitação por meio das instituições financeiras, bancos e varejistas, pois o contratante não pode fechar diretamente com a empresa.
Contudo, mesmo que seja cobrado algumas taxas, não é obrigatório adquirir.
A procura aumentou
Recentemente, o seguro prestamista vem crescendo constantemente, entre janeiro e dezembro o aumento foi de aproximadamente 11%.
Mas, se compararmos com 2020 o aumento foi maior, quase 27% no mercado, segundo a pesquisa da CNSeg (Confederação Nacional das Seguradoras).
O diretor da Focus Financeira, contou que a oferta tem o principal intuito de ser como um colchão de finanças, que ajuda os clientes na manutenção de suas dívidas, fazendo com que o patrimônio do segurado não tenha nenhum contratempo.
Em suma, esse modelo de seguro serve como uma garantia para que os clientes quitem as dívidas, facilitando as pessoas o acesso ao crédito.