Primeiramente é importante falarmos que nos dias de hoje infelizmente é muito comum encontrar cidadãos brasileiros endividados e que procuram consultar seu CPF no grupo de negativados com o intuito de se informarem sobre a situação do documento que nos torna cidadãos na sociedade.
Porém a dúvida é: É possível consulta-lo via internet e sem desembolsar algum valor por isso?
Sim, é possível buscar pela situação do seu CPF (Cadastro de Pessoa Física) sem a necessidade de se locomover até um ponto de atendimento e sem custo nenhum.
Portanto, para realizar sua consulta é importante entender que o mercado consiste em três principais empresas de proteção ao crédito que são: SPC, Serasa e Boa Vista.
Entretanto, apenas duas delas liberam a consulta gratuitamente.
Embora realizar a consulta de seu CPF possua grande importância para aqueles que desejam ou necessitam solicitar um empréstimo ou regularizar sua situação por algum motivo específico é bastante comum que consumidores acompanhem a situação de seus CPF’s com o intuito de ficarem atentos a possíveis problemas que possam surgir.
Se o consumidor constar inadimplência em seu nome, receberá também uma notificação sobre ela, com o valor devido, telefone para negociação entre outras importantes informações.
Consulte as entidades
Depois disso, se por ventura não se sentir seguro com a chance de estar negativado é possível certificar-se dessa informação nos bancos de dados. Logo cada uma das empresas (Boa Vista SCPC, Serasa e SPC Brasil) obtém informações sobre cada uma delas.
Portanto é necessário pesquisar as três, pois é possível que o CPF esteja negativado em apenas uma só delas.
É dever da empresa remover o nome do devedor assim que quitada a dívida
Ao incluir o nome do mesmo no grupo de inadimplentes, a empresa tem por obrigação informar o consumidor com 10 dias de antecedência para protocolar a negativação, afirma o Idec (Instituto Brasileiro de Defesa ao Consumidor).
Consequentemente ao efetuar o pagamento da dívida, a empresa é responsável por remover o nome do devedor assim como incluiu, isso dentro de 5 dias.
E se o pagamento for em parcelas, assim que efetuado o pagamento da primeira o nome deverá ser retirado.
Boa Vista SCPC
O Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC), gerenciado pela Boa Vista, autoriza que a consulta online seja gratuita, acessando aqui.
Aquele que deseja conferir qual a situação do seu CPF deve acessar o site da instituição. Realizar um cadastro e conferir se está negativado ou não nos dados da Boa Vista SCPC.
Serasa
Depois disso, o Serasa também permite que a consulta seja feita de forma gratuita através deste site ou aplicativo. Basta completar um cadastro com as informações pessoais solicitadas.
SPC Brasil
Em suma o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), que contem mais de 180 milhões de CPFs em cadastro é a única das três importantes empresas do segmento que não fornece a consulta gratuita.
Para verificar através da mesma é preciso acessar o site e realizar o pagamento de R$9,90. O passo a passo também é também simples e rápido.
Então, não deixe de consultar seu Cadastro de Pessoa Física agora mesmo e ficar por dentro do que acontece nele.
Afinal, também é possível conferir feirões para quitação de dívidas.