A procura por empréstimo sem comprovação de renda se tornou muito grande nos dias de hoje.
Isso porque, devido à crise econômica vigente no país, muitos brasileiros passaram a trabalhar de forma autônoma. Por conta disso, não conseguem comprovar sua renda mensal.
Apesar disso, é possível sim obter empréstimo sem comprovação de renda. Atualmente existem várias linhas de crédito para quem não consegue fazer esse tipo de comprovação.
Porém, uma coisa que as pessoas precisam ter em mente é que as taxas e juros dessas linhas de crédito costumam ser mais altas.
Continue lendo esse post e entenda quais são os tipos de empréstimo que uma pessoa sem comprovante de renda pode fazer hoje em dia.
Tipos de empréstimo sem comprovação de renda
Existem várias modalidades de empréstimo sem comprovação de renda. Confira abaixo algumas delas:
Com garantia (veículos ou imóveis)
Uma das linhas de crédito mais populares para quem não pode comprovar a renda é a com garantia. Nesse caso, o solicitante pode obter um valor de empréstimo de até 70% do valor do bem.
Por exemplo, se ele vai colocar a casa própria como garantia que está avaliada em R$ 100 mil, ele pode emprestar até R$ 70 mil.
Essa é uma linha de crédito mais fácil de ser obtida. Isso porque o risco de inadimplência é bem menor por conta da garantia.
Avalista
Mais uma das modalidades de empréstimo sem comprovação de renda é a com avalista. Nesse caso, uma pessoa próxima irá se disponibilizar a fazer a comprovação de renda dela ou colocar bens de garantia para que o solicitante tenha o dinheiro necessário.
É a mesma dinâmica dos fiadores no caso de aluguel de imóveis.
Empréstimo online
Outra forma de conseguir empréstimo sem comprovação de renda é através das instituições financeiras que oferecem empréstimo online. Geralmente a pessoa consegue saber em pouco tempo se tem uma linha de crédito disponível ou não.
Contudo, é preciso muito cuidado ao fazer esse tipo de solicitação. Além de existirem empresas que aplicam juros e taxas abusivas, há muita gente mal-intencionada que apenas coleta os dados do solicitante para aplicar golpes.
Por isso, antes de fazer um empréstimo online o ideal é consultar o site do Banco Central. Nele é possível verificar todas as instituições financeiras que podem ofertar esse tipo de linha de crédito.
Microcrédito
Se você é microempreendedor também pode optar pelo microcrédito. Ele é voltado justamente para profissionais que desejam usar o dinheiro para melhorar o próprio negócio.
Contudo, apesar de não exigir a comprovação de renda, esse tipo de linha de crédito exige que o solicitante apresente um plano detalhado sobre como o dinheiro será usado. Em alguns casos até mesmo orçamentos são exigidos.
Financeiras
A última opção são as financeiras. Essa alternativa é indicada apenas para quem precisa de dinheiro urgente, pois, os juros são muitos altos e os valores que essas empresas liberam muito baixos.
Elas são indicadas apenas em casos de extrema necessidade, tendo em vista que existem outras alternativas com juros menores e parcelas mais flexíveis.
É possível sim conseguir empréstimo sem comprovação de renda. Contudo, antes de solicitar o seu pesquise à fundo qual das modalidades é a mais vantajosa, bem como instituição financeira.