Ao pensarmos em emergência financeira automaticamente ranqueamos dois fatores no quesito emergencial que são: ficar desempregado ou doente, certo?
Contudo, antes de prosseguir com o artigo vamos frisar que essas situações são com toda a certeza situações emergenciais em nossas vidas.
No entanto, não são as únicas. Afinal, imprevistos com carros, manutenção da casa, auxiliar um parente, entre outros também são contratempos.
Por isso, quando determinadas situações acontecem, na grande maioria das vezes nos pega de surpresa e obviamente não há muito tempo para elaborar estratégias e planos que não afetará tanto o bolso, não é mesmo!
Então, todo esse processo exige agilidade e segurança para nos tirar do sufoco o quanto antes.
A equipe Diálogo Financeiro elaborou este artigo com base na realidade do mercado atual para dar uma forcinha nas inesperadas emergências financeiras para sair delas com dicas simples e objetivas. Acompanhe!
O que não deve ser feito em momentos emergenciais?
Primeiramente, vamos dar início as dicas com um ponto para lá de importante e necessário de ser lembrado.
Ainda que seja difícil, procure manter o controle e não saia “atirando” para toda opção que aparecer em determinado parecendo ser uma solução.
Em outras palavras, uma das piores saídas para recorrer em uma emergência é o cheque especial, rotativo do cartão de crédito e empréstimo de balcão de banco.
Afinal, todas essas opções possuem altíssimos juros que podem te levar ao início de uma verdadeira bola de neve em pouco tempo.
Por isso, o ideal é procurar ser precavido além de preparado para possíveis emergências pois, sabemos que emergências não escolhem data, hora, pessoas e muito menos maneiras para afetar a vida de quem a vive.
Certamente, é muito melhor se preocupar com a emergência no meio do caos do que com a preocupação atual mais a dúvida sobre como se livrará de algumas das opções citadas acima.
Alternativas de empréstimos com mais tranquilidade
Optar por um empréstimo no qual não cobrara juros abusivos pode ser uma boa alternativa.
Mas lembre-se, é preciso estudar opções não se esquecendo de que as condições para pagamento devem ser favoráveis.
Portanto, a primeira opção de um dos empréstimos que podem lhe trazer mais tranquilidade é penhorando joias, relógios e canetas de valor, pratarias e diamantes também são aceitos por bancos e posteriormente, pode solicitar um empréstimo deixando seu bem como garantia.
Depois disso, após quitar o pagamento poderá pegar seus bens de volta.
Outra forma é o empréstimo consignado ideal para quem possui renda fixa garantida com comprovação.
Consequentemente, essa opção possui juros consideravelmente menores no mercado e o pagamento acontece por meio de desconto em folha de pagamento mensalmente.
Renda extra
A renda extra certamente é a maneira mais econômica para somar sua finança atual e consequentemente conseguir sair da emergência.
Garimpe objetos dentro de casa e divulgue para venda aqueles em bom estado que não possuem mais utilidade para você.
Depois disso, seu conhecimento também pode lhe render uma renda extra dependendo da disponibilidade do seu tempo. Já pensou em divulgar seus conhecimentos e vendê-los em formatos educacionais?
Bem, vale a pena pensar na ideia! Afinal, as possibilidades são inúmeras basta saber conciliar sua atividade atual com a que lhe trará a renda extra.
O melhor caminho
Em suma, optar pela melhor maneira que te ajudará a sair da emergência financeira dependerá bastante do valor da mesma, do que você possui como garantia e do nível da necessidade.
Afinal, a pressa de uma emergência não é a mesma de um computador quebrado.
Em outras palavras, há situações que exigem imediatismo e outras nem tanto. Portanto, o melhor caminho é procurar precaver-se como puder.