Sobem cobranças indevidas no crédito consignado. O que fazer?

Considerado um dos melhores produtos do mercado financeiro para empréstimo pessoal o Crédito Consignado tem sido alvo de constantes críticas pela atuação indevida de algumas empresas que concedem o crédito a clientes que não o solicitaram e assim são cobrados por pagar uma dívida na qual não fizeram.

Certamente, essa situação constrange todo e qualquer cidadão.

Por isso, elaboramos neste artigo o que o deve ser feito caso o consumidor passe por essa situação.

Afinal, segundo o Código do Consumidor através da justiça a “vítima” deste cenário poderá receber até o dobro do valor no qual venha a ser cobrado.

O Crédito Consignado X cobranças indevidas

A modalidade de empréstimo no crédito consignado é bastante conhecida pela praticidade na forma de pagamento do mesmo.

Afinal, as parcelas são descontadas automaticamente todo mês do salário ou do benefício INSS (Instituto Nacional de Seguro Social) de aposentados ou pensionistas.

Consequentemente, através dessa garantia os juros cobrados por bancos são consideravelmente menores em comparação aos demais juros do mercado.

Sendo assim, o risco de inadimplência é menor. Contudo, o problema com esta opção de crédito tem se tornado constante nos últimos tempos. Pois no site do governo Consumidor.gov.br é facilmente encontrar reclamações do tipo.

Você sabe reconhecer um golpe de banco? Veja como se proteger

Por isso, de acordo com a plataforma entre os meses de janeiro a agosto de 2021 foram registradas aproximadamente 70 mil reclamações sobre.  O dobro em comparação ao ano anterior.

Consequentemente, o Procon-SP apresenta aumento de 156% nas queixas referente ao aumento de reclamações de cobranças indevidas de crédito consignado.

Mas afinal, o que fazer?

Especialistas aconselham o consumidor que identificar um empréstimo consignado indevidamente em sua conta a procurar o banco imediatamente e solicitar o cancelamento do mesmo. Então,, caso não seja atendido, é necessário procurar pelas entidades de proteção ao consumidor.

Consequentemente, o que pouca gente sabe é que não basta à empresa realizar a devolução do valor ao cliente e sim devolvê-lo em dobro ao mesmo.

Esta informação consta no artigo 42 do Código do Consumidor.

Além disso, é possível solicitar uma indenização por danos morais. Afinal, o transtorno é o mesmo independente do valor a ser cobrado indevidamente.

E qual o motivo do aumento considerável dessas cobranças indevidas?

Embora não haja motivos específicos para o aumento desses casos, profissionais do setor financeiro e proteção ao consumidor acreditam que com a nova modalidade saque-aniversário do FGTS (Fundo de Garantia de Tempo de Serviço) os empréstimos fizeram com que a quantidade de empréstimos consignados aumentasse já que o valor é garantido.

Posteriormente, já que muitos consumidores não recorrem à cobrança indevida pelo fato de os valores descontados não serem altos as companhias continuam nas cobranças irregulares.

Portanto, vale reforçar que todo e qualquer valor descontado de sua conta bancária deve ser entendido imediatamente, assim que detectar a irregularidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *