O FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) foi criado em 1966 com o objetivo de oferecer uma quantia como reserva financeira para trabalhadores que tiveram carteira assinada. Portanto, a Lei nº 8.036 /90 prevê essa função e, por isso, o trabalhador possui o dever de depositar 8% do total da sua remuneração mensal.
No entanto, este valor não pode ser descontado da renda liquida mensal do mesmo.
Com isso, para facilitar a vida dos contribuintes, o FGTS liberou a consulta de saldo pelo CPF (Cadastro Pessoa Física). Então, após essa liberação de consulta os trabalhadores conseguem verificar se a empresa está depositando corretamente as parcelas.
Todavia, é preciso ressaltar também que por meio desse recurso é possível consultar a disponibilidade do saque-aniversario, confira todas as funções do FGTS nesse artigo.
Para que serve o FGTS e como funciona a consulta?
Primeiramente, esse programa foi criado para garantir aos trabalhadores um suporte financeiro para aqueles que saíram de seus empregos sem justa causa.
Por isso, se o trabalhador for registrado formalmente é garantido o direito de sacar esse fundo, e as instituições são obrigadas por lei a depositar.
De início, esse recurso funciona com a empresa depositando mensalmente na Caixa Econômica 8% do salário bruto do colaborador.
Afinal, o intuito desse recurso é ajudar o colaborador caso seja mandado embora.
Posteriormente, caso o funcionário se encaixe nesse requisito é garantido o saque da conta.
Mas, lembrando que se o saque for devido terá um acréscimo de 20% a 40%.
Como citado acima, com a opção de consultar o contribuinte poderá saber se está havendo depósitos mensais e qual é o saldo atual.
Como saber se posso sacar o FGTS pelo CPF?
Além disso, você sabia que é possível consultar o extrato de saldo pelo seu CPF?
Isso mesmo, existem dois caminhos para consulta, o primeiro deles é pelo site e depois pelo aplicativo do FGTS, que a administradora Caixa cuida.
A seguir confira as etapas para consultar seu saldo virtualmente:
Consulta feita pelo site
- Primeiramente, acesse o site oficial da Caixa Extrato;
- Depois disso, insira seu CPF, NIS (Número de Identificação Social) ou E-mail no campo solicitado;
- Porém, caso nunca tenha acessado, clique na opção ‘’cadastre-se’’, faça o primeiro acesso (fácil e rápido). No entanto, se já tiver feito, mas não lembra a senha aperte na função ‘’Esqueci Minha Senha’’;
- Vá para as próximas etapas e preencha um formulário que o site pedirá, não esqueça de responder as perguntas de segurança;
- Cheque seu e-mail e confirme seu cadastro;
- A seguir, insira uma senha para acessar todas as vezes, pode ser com 6 a 8 dígitos. O conselho é que anote em um lugar seguro;
- Por fim, entre na sua conta, e vá até a opção ‘’FGTS’’ e veja as informações que você deseja, sendo elas extrato, saque-aniversario, emergia e outros.
Entrar pelo aplicativo
- Diretamente na loja de aplicativos digite “FGTS” faça o download do app disponível para sistemas androide e iOs;
- Seleciona a opção cadastrar-se, insira seu CPF e prossiga;
- Caso não seja cadastrado, realize seu cadastro conforme dito acima;
- Confirme na sua caixa do e-mail e ative a conta;
- Geralmente, o aplicativo pede a confirmação do aparelho, siga as instruções que aparecerá no app;
- Aceite os termos do contrato;
- Entre no app e veja todas as funções disponíveis.
Ficou com dúvida? Acesse o vídeo explicativo da Caixa aqui para facilitar seu passo a passo.
Acesse o FGTS em outras plataformas
Além desses dois modos de consultar o FGTS, a Caixa disponibiliza outras formas de consultar o seu saldo previdenciário, veja:
- Internet banking
Antes de tudo, se a conta do FGTS estiver ativa, é possível realizar a consulta pelo Internet banking.
- SMS
Para receber instantaneamente o que acontece na sua conta, como saque e depósitos cadastre o número do seu celular para receber via SMS.
- Aplicativo
Como citamos acima, é possível pelo aplicativo que está disponível para celular IOS e Android.
- Ligação
No entanto, caso você seja daquelas pessoas que preferem fazer ligações, existe essa opção para tirar duvidas e consultar saldos através dos números: 0800 726 0207, o atendimento é 24 horas, agora para ligar no SAC o número é 0800 726 0101.
Em suma, o direito do FGTS só é possível para trabalhadores que foram contratados em regime CLT.
As categorias que podem ser registradas com esse contrato são: trabalhadores rurais, atletas profissionais, domesticas, avulsos e safreiros. Então, já consultou seu saldo? Deixe seu comentário sobre nossa dica aqui!