Conheça 4 opções de investimentos para começar a aplicar em 2021

O ano de 2020 está quase se encerrando e através dele registramos um marco histórico não apenas no Brasil como no mundo todo.

Afinal a crise sanitária com sérios reflexos econômicos  afetou nações e despertou em boa parte dos consumidores o interesse em investir, quando há condição.

No entanto, estima-se que em 2020 a quantidade de CPF’s investindo alcançou um aumento de mais de 1 milhão  em apenas um ano.

Ou seja, a procura por investimento cresceu consideravelmente apesar de tamanha dificuldade enfrentada.

Por isso, nos últimos anos o mercado de investimento tem sido consideravelmente bom para investidores iniciantes.

Afinal opções de corretoras, variedades em investimentos, alta rentabilidade e taxas cada vez menores vem tomando cada vez mais espaço no mercado tornando investimento e rendimento possível e seguro a qualquer aplicador que leve o negócio a sério.

Portanto, se você é um leitor que deseja investir em 2021 e ainda não possui experiência acompanhe este artigo e conheça quatro ótimas opções para de aplicações mais indicadas para iniciantes.

Conheça 4 opções de investimentos para começar a aplicar em 2021
Conheça 4 opções de investimentos para começar a aplicar em 2021

Tesouro Selic

Primeiramente, é imprescindível citar o Selic como primeira dica afinal este é o primeiro grande passo para investir. Através desta modalidade seu dinheiro rende acompanhando a taxa básica de juros no Brasil.

Posteriormente, este ativo possui a vantagem em permitir que o dinheiro possa ser resgatado a qualquer momento passando a recebê-lo então no próximo dia útil.

Portanto, esta opção funciona como uma ótima opção para quem não quer mais trabalhar com a poupança. Afinal o Tesouro Selic rende mais que a caderneta, ainda que seja descontado o imposto de renda sobre os lucros quando o dinheiro é retirado.

Esta opção é ideal para reserva emergencial e objetivos de curto prazo.

CDB’s

Depois disso, os CDB’s também são ótimas opções afinal são bem parecidos com o Selic citado acima.

Pois a maioria deles possui rendimento conforme a taxa de juros a diferença é que são emitidos por bancos.

Outro ponto que diferencia os CDB’s para o Tesouro Selic é que o dinheiro passa a ser recebido pelo investidor somente quando o título chega ao seu vencimento.

Os mesmos são em sua maioria investimentos de curto prazo aproximadamente três anos.

Consequentemente, essa característica faz com que os CDB’s possam render mais que o Selic.

No entanto, apresenta mais riscos. Muitos bancos de pequeno e médio portem emitem os CDB’s e a seguridade dessas aplicações está em conexão com a saúde financeira dos mesmos.

Por isso o FGC (Fundo Garantidor de Crédito) existe para garantir que investimentos até duzentos e cinquenta mil não seja “perdido” caso o banco declare falência.

Tesouro IPCA

Posteriormente, o Tesouro IPCA é indicado para quem já possui uma reserva financeira e pensa em investir em longo prazo como, por exemplo, na aposentadoria.

Portanto, esta opção é voltada para objetivos ao longe de 20 e 30 anos. No entanto, o Tesouro do IPCA que é o Título do Tesouro Direto segue o rendimento IPCA , cujo índice que mede a inflação, portanto por este motivo o dinheiro fica protegido e não sofre com o aumento dos preços.

Depois disso, vale frisar o lado negativo deste ativo. Afinal o valor do dinheiro passa por variações e com isso o lucro só é garantido no vencimento.

Em outras palavras isso significa que caso precise sacar o dinheiro investido antes da data final do título, pode ser que pegue um valor menor daquele que investiu.

ETF’s

Os ETF’s (Exchange Traded Fund) são investimentos voltados para quem deseja começar na Bolsa de Valores, porém não possui conhecimento sobre como montar uma carteira ou como analisar ações.

Então, quando o aplicador compra um ETF ele adquire diferentes ações dentro de uma só. No entanto, há desvantagem nesta opção, pois já que a mesma é uma renda variável não há garantia de lucro.

Em suma, essas opções são as ideias  para quem deseja começar a investir em 2021 e não possuem experiência no mercado.

O que achou das nossas dicas? Comente aqui e não deixe de compartilhar este artigo!

VEJA TAMBÉM: Investimentos que rendem um salário e complementam bem a renda mensal? Sim, veja quais são!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *