A Caixa Econômica Federal possui um projeto de grande importância no mercado de trabalho voltado para jovens com intuito de auxiliar adolescentes a ingressarem no mercado profissional de maneira legal e segura além de oferecer conhecimento teórico e prático preciso para a desenvoltura e progresso profissional.
Ou seja, o programa proporciona capacitação adequada referente aos serviços bancários e administrativos além da importância com a inclusão social.
Portanto se você procura pela primeira oportunidade de emprego e possui interesse no setor administrativo e bancário acompanhe esse artigo e saiba quem pode participar, como se inscrever, benefícios e requisitos.
Caso conheça alguém que se enquadre no perfil não se esqueça de compartilhar a dica!
A equipe do Diálogo Financeiro pesquisa e estuda os conteúdos postados aqui cuidadosamente para manter nossos leitores informados com artigos seguros e verdadeiros.
O programa…
Primeiramente é necessário saber que as contratações do programa acontecem somente através das entidades parceiras específicas para determinado tipo de programa, pois as mesmas são isentas de fins lucrativos.
Posteriormente é importante frisarmos que atualmente a Caixa contrata somente adolescentes menores de idade e por isso é bastante comum que o Programa Adolescente Aprendiz Caixa seja confundido ao Programa de Aprendizagem do Governo Federal.
Por isso, esclareceremos os detalhes que os diferenciam apesar de a Caixa seguir corretamente a Lei do Aprendiz criada em 2000 juntamente ao Programa Jovem Aprendiz.
Nesta lei consta que toda empresa considerada mediana e de grande porte com mais de cinco funcionários com carteira registrada deverá possuir em sua equipe de 5% a 15% de mão de obra aprendiz com todos os direitos trabalhistas previstos em lei.
Por isso a Caixa Econômica atende a lei do aprendiz, porém a idade de contratação diferencia um programa do outro, pois o Adolescente Aprendiz Caixa contrata apenas menor de idade e o Jovem Aprendiz atinge idade máxima de até 24 anos de idade.
Portanto a Caixa considera inverídica toda informação sobre o determinado programa divulgada em redes sociais, sites de entidades sem fins lucrativos e telefones publicados nessas mensagens.
Veja também: INSCRIÇÕES CURSOS GRATUITOS SENAI
Requisitos para participar do Adolescente Aprendiz
Para fazer parte do Adolescente Aprendiz é preciso estar dentro dos requisitos o programa.
Pois assim como o próprio programa atende a lei do aprendiz o participante também possui esse dever. Confira a seguir quais requisitos são esses:
- Ter idade mínima de 15 até 17 anos completos;
- Estar cursando o ensino fundamental no 9º ano ou superior no Ensino a Distância (EAD) para jovens e adultos;
- Renda familiar de até 50% do salário mínimo.
Benefícios
Depois disso, o jovem possui direito de receber todos os benefícios previstos em lei conforme citado no início deste artigo, pois a lei da aprendizagem os garante assim como em qualquer outra classe trabalhista.
Veja a seguir os benefícios do Adolescente Aprendiz Caixa:
- Salário compatível com o cargo de R$954,00;
- Auxílio alimentação;
- Férias;
- Vale transporte;
- 2% do FGTS.
O que faz um Adolescente Aprendiz?
Acima de tudo o jovem participante do programa terá como principal atividade os cursos de capacitação que unifica aulas teóricas as praticas para maior aprendizado, aproveitamento e desenvolvimento do jovem no curso.
Depois disso o mesmo atuará no setor administrativo além de atendimento ao público com acompanhamento de superiores nas funções citadas abaixo. Confira:
- Atendimento ao telefone;
- Distribuição de senhas;
- Organização de filas;
- Cadastros em sistemas virtuais;
- Suporte ao gerente e mais funcionários;
- Orientações de serviços realizados pelo banco;
- Auxílio aos clientes correntistas entre outras.
Como fazer parte do programa?
Primeiramente não se esqueça de que para participar é imprescindível que as inscrições sejam feitas através das entidades parceiras, afinal não há outra opção de inscrição e participação deste programa em específico se não feito por elas.
Por isso o interessado deverá entrar em contato com algumas das entidades para efetuar o cadastro. Veja quais entidades são essas:
- CIEE;
- RASC;
- CESAM;
- ASC;
- Associação de Educação Familiar e Social;
- EMAÚS;
- RENAPSI;
- IDES.
No site oficial da Caixa, há uma lista onde constam essas entidades informando região, telefone e site para maiores detalhes.
Clique aqui para ser direcionado diretamente para a página de informações.
Para concluir, este é um programa que se enquadra corretamente a lei do aprendiz, contudo a idade de contratação é o fator que diferencia o programa do Jovem Aprendiz.
E se você possuir idade acima de dezessete anos não desanime, a própria Caixa também possui um projeto para estagiários que se estejam no ensino médio, técnico ou superior por meio do CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola). Saiba mais aqui. Boa sorte!